Aprendizagem
e Estudo
Psicologia Aplicada a
Educação
Prof,ª. Drª.Ana Lucia
Nogueira Braz
Caro aluno;
Para começarmos nosso
curso de psicologia aplicada a educação, escola e aos problemas e aprendizagem,
acredito que seja necessário fazermos uma reflexão sobre nossos hábitos de
estudos, sobre nossa própria aprendizagem. Convido-os a fazer uma reflexão após
a leitura deste texto.
Quantas vezes você já
ouviu seus amigos ou você mesmo dizer?
“Preciso estudar para
prova, nem sei por onde começar”
“Me matei de estudar, e me
dei mal na prova, que chato”
“Passei a noite inteira
estudando e na hora da prova deu branco”
“Não consigo estudar, acho
que vou desistir do curso”
“To desanimado(a) , não consigo ir bem nas
provas”
“Não consigo estudar”
A coisa piora quando o
aluno passa horas debruçado sobre os livros e, mesmo assim, não consegue
melhorar sua compreensão e suas notas.
Então o que fazer? Como estudar? Como melhorar o estudo ou
rendimento acadêmico?
Aprender envolve um
processo complexo, este pode ser muito gratificante, mas incluem; interesse,
dedicação, uma dose de esforço, técnicas de estudo, organização e força de
vontade.
Mas,
afinal, o que é estudar?
Apenas
ir à faculdade? Ficar sentado ouvindo o professor? Ler atentamente um texto ou
um livro? Fazer as tarefas de casa?
Estudar é tudo isso!
É ir à
faculdade e ouvir o professor; é participar ativamente das aulas, lendo textos
e livros, fazendo as atividades de classe; é fazer as tarefas propostas para
casa; é observar o ambiente, as pessoas, enfim é conhecer e participar do
mundo...
Estudar exige mais do que
paciência e força de vontade. Estudar requer também, muita disciplina e o
domínio de algumas técnicas - às vezes simples - para que o aprendizado seja
feito com a máxima eficiência e o mínimo de tempo.
Selecionamos aqui algumas
informações e dicas que acreditamos que sejam importantes para sua caminhada em
direção ao conhecimento e melhoria de seu desempenho acadêmico.
1-
A primeira condição para um bom aprendizado é o INTERESSE.
Não duvide: aprendizado sem um mínimo de interesse não existe!
Torna-se esforço cansativo e muitas vezes pode-se dizer até inútil. Procure entender a importância daquilo que você esta estudando, relacione as informações recebidas com situações de sua vida ou de seu cotidiano.
Não duvide: aprendizado sem um mínimo de interesse não existe!
Torna-se esforço cansativo e muitas vezes pode-se dizer até inútil. Procure entender a importância daquilo que você esta estudando, relacione as informações recebidas com situações de sua vida ou de seu cotidiano.
2-
Aprenda o que você ama
- Existe uma parte do cérebro chamada sistema de
recompensa, que registra todas as sensações boas que acontecem com a pessoa. O
organismo então sempre buscará experiências que proporcionem essa sensação boa.
O sistema de recompensa age quando “se vicia” em algo, ou seja, nosso cérebro
quer sempre retornar ao bem-estar. “Se
você faz ou aprende algo que te interessa muito, essa coisa faz com que seu
cérebro antecipe a recompensa, e isso proporciona a ele (cérebro) as
ferramentas que precisa: foco, atenção e uma descarga de dopamina, substância
estimulante do sistema nervoso central” Wilson
( 2008). Consequentemente haverá maior probabilidade de ocorrer o envolvimento
na atividade e aprendizagem ocorrerá. A liberação de dopamina proporcionada
pelo sentimento de satisfação faz com que as informações sejam consolidadas na
memória. O ponto mais importante é que se nos interessarmos por alguma
atividade, se gostarmos da atividade, a dedicação será maior, e a aprendizagem
também.
3-
Participe
da aula, preste atenção, tome nota e não tenha vergonha de fazer perguntas. Os
últimos estudos dos neurocientistas, como Wilson
(2008) mostram que uma pessoa capta:
- 20% do que apenas ouve;
- 30% do que apenas vê;
- 50% do que ouve e vê;
- 80% do que ouve, vê e faz.
- 30% do que apenas vê;
- 50% do que ouve e vê;
- 80% do que ouve, vê e faz.
Isso significa que, é importante utilizarmos,
várias áreas do nosso cérebro quando nosso desejo é aprender. Fique atento na
aula, - evite falar durante as aulas; procure estar atento e concentrado; seja
um ouvinte ativo, participe da aula, pergunte ao professor sobre suas dúvidas,
discuta com ele e seus colegas seus pontos de vista.
Faça anotações. As anotações aliviam a
memória e permitem a repetição da matéria a qualquer momento, além de prender
atenção e criar condição para reter a matéria com mais facilidade e por mais
tempo; A escrita é um poderoso instrumento para preservar o conhecimento. Tomar
notas é a melhor técnica para guardar as informações obtidas em aula, em
livros, em pesquisas de campo e etc.
Manter os apontamentos das aulas é
fundamental. Um cuidado especial, nada de rabiscar em folhas soltas, é comum
não achá-las quando necessário. É importante ter seu caderno de apontamentos
das aulas.
4-
Tenha seu horário de Estudo: Ter um horário para estudar é importantíssimo.
Faça uma programação de estudo, esta deve ser uma decisão só do aluno, escolha
um horário do dia para se dedicar ao estudo. Separe no mínimo trinta minutos do
seu dia para se dedicar ao estudo. Reveja seus compromissos de trabalho e
familiares e decida quando estudar, seja realista quanto ao tempo que você
poderá se dedicar aos estudos, sem ficar cansado demais a ponto de ficar
desanimado.
5- Recompense-se pelo estudo:
Quando os reforços pelo estudo estão muito distantes, como alcançar um diploma,
ter uma promoção no emprego ou mudar sua condição social, manter-se motivado
fica mais difícil, pois, os resultados estão muito distantes, assim a
manutenção da motivação fica mais difícil. Portanto é muito importante que você
se recompense quando terminar seu estudo diário ou semanal. Escolha algo que
seja importante para você e se presenteie. Pode ser um lanchinho diferente, um
programa de TV, um tempo extra de jogos no computador, um cineminha o final de
semana Isso permitira que o estudo seja de alguma forma recompensador, pois lhe
oferece ganhos a curto e longo prazo.
Por
hoje é suficiente, não vamos exagerar na dose.
Nos
próximos textos iremos tratar de alguns pontos muito importantes, como:
-
Melhorando sua capacidade de leitura
- Como
melhorar o desempenho em sala de aula.
-
Avalie e desenvolva seus hábitos de estudo.
- Como melhorar as estratégias de estudo para as
provas.
- As anotações em sala de aula.
Nós acreditamos que você poderá aproveitar
muito de nossas dicas, se precisar estamos a sua disposição para esclarecer
suas duvidas.
Professora Ana Lucia N. Braz
Referências Bibliográficas
ALAIZA, Lurdes; AMBROSIO, Genaro P.; MARTIN,
Enrique Congrains. Aprenda a estudar.
São Paulo, Editora Harper e Row do Brasil Ltda, 1979.
Notas metodológicas; subsídios a uma aprendizagem efetiva. Fortaleza, UNIFOR, 1989.
Notas metodológicas; subsídios a uma aprendizagem efetiva. Fortaleza, UNIFOR, 1989.
FERNANDES, Maria Nilza. Técnicas de Estudo (Como estudar sozinho). São Paulo, Editora
Pedagógica e Universitária Ltda, 1979.
MAGRO, Marina Celeste. Estudar também se aprende. São Paulo, Editora Pedagógica e
Universitária Ltda, 1979.
Wilson, Wilkie. Buzzed: The Straight Dope About
the Most Used and Abused Drugs from Alcohol to Ecstasy.
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