Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Escola da Ponte



Olá Galera;

Vamos conhecer um pouco um projeto maravilhoso e que deu e continua dando certo. A escola da Ponte.
A escoa da Ponte é um projeto que mostra que o modelo de  educação clássica precisa ser repensado. Precisamos arriscar e acreditar na capacidade e  potencial que todo ser humano tem, seu desejo de aprender e ser melhor. Este projeto mostra que arriscar vale a pena e que a escola pode ser um lugar gostoso e um centro de formação de pessoas éticas, que pensam na cidadania e no ser Humano.  Vamos conhecer um pouco, este trabalho magnífico realizado em Portugal e que é exemplo para o mundo.
A escola da Ponte surgiu em 1976 e foi idealizada, pelo pedagogo José Pacheco. Segundo seu criador:  Nossa escola é : uma escola democrática, para todos, em que se dá protagonismo ao aluno". Baseia-se em valores como a solidariedade, autonomia e responsabilidade. Não é uma escola particular, mas,  uma escola publica de Portugal.
Não foi fácil a criação e manutenção da mesma, pois, durante muito tempo, a escola da Ponte foi "ignorada" pelas autoridades educacionais de Portugal, inclusive, houveram várias tentativas de fechá-la. Mas com muito esforço e muito trabalho de seu idealizador, equipe, alunos e familiares  para mantê-la  aberta, depois de alguns anos, passou ser considerada por todas  instituições publicas de Portugal,  como uma "referência" para um novo sistema de ensino que privilegie a Cidadania, a dignidade e humanidade dos alunos.
Atualmente é reconhecida mundialmente por sua postura inovadora e desafiadora da pedagogia clássica. O lema desta escola é "tentar fazer crianças felizes". Fundamenta-se na autonomia dos
alunos e professores, na crença, que o desejo de aprender esta no DNA de cada um de nós. Com esta forma de pensar, rompe com  o sistema padrão de series, utilizados pelas instituições clássicas de Portugal, Brasil e grande parte do mundo. Esta postura se reflete no próprio prédio e nas salas de aulas, que  não tem paredes internas para separar os alunos de acordo com a idade ou série. Os alunos se agrupam de acordo com a área de interesse a ser pesquisada, independente da faixa etária. Todos na escola, são responsáveis pelo processo de aprendizagem, há uma participação ativa de alunos, professores e pais. 
Os pais são vistos como parceiros do processo de aprendizagem.
Conheça um  pouco este projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário