Pesquisar este blog

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

O Brasil atinge apenas duas das seis metas traçadas pela UNESCO para 2015.

domingo, 23 de agosto de 2015


O Brasil atinge apenas duas das seis metas traçadas pela UNESCO para 2015.

Ola, pessoal.
 Faz tempo que não postamos nada. Estávamos de ferias. 

Voltando a falar de educação no Brasil Nosso pais, ainda esta muito longe de alcançar os objetivos traçados pela  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que em 2000, traço seis metas para a educação no mundo, a saber


PRIMEIRA META.  Relativa a primeira Infância.

Expandir a educação e os cuidados na primeira infância, especialmente para as crianças mais vulneráveis. Todas as crianças devem estar amparadas e ter creches.


SEGUNDA META - Educação Primária
Assegurar que, até 2015, todas as crianças,  vivendo em circunstâncias difíceis e as pertencentes a minorias étnicas, tenham acesso à educação primária gratuita, obrigatória e de boa qualidade, ou seja,  proporcionar  educação primária universal.




TERCEIRA META  - Jovens e Adultos
Assegurar que as necessidades de aprendizado de todos os jovens e adultos sejam satisfeitas, por meio de acesso igual a programas apropriados de aprendizagem e de treinamento de habilidades para a vida.




QUARTA META  - Analfabetismo
Alcançar, até 2015, uma redução de 50% de analfabetismo adulto  no mundo especialmente no que se refere às mulheres, bem como acesso equitativo à educação básica e ao longo da vida para todos os adultos. 




QUINTA META  - Meninos e Meninas 


Alcançar a igualdade  de gênero na educação primária e secundária, igualdade visando principalmente garantir que as meninas tenham acesso pleno e igualitário, bem como bom desempenho, na educação primária de boa qualidade.


SEXTA META  - Educação de Qualidade
Melhorar todos os aspectos da qualidade da educação e garantir a excelência de resultados e que estes possam ser mensuráveis e que sejam alcançados por todos, especialmente em alfabetização linguística e matemática e na capacitação de elementos básicos  para a vida. 
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Assine o Estadão All Digital + Impresso todos os dias
Siga @Estadao no Twitter




Infelizmente o Brasil, consegui atingir apenas duas das metas traçadas. A segunda meta, crianças que vivem em circunstancias difíceis as  minorias étnicas e crianças marginalizadas, estão na escola fundamental gratuita. E atingiu a quinta meta, ou seja,  houve a igualdade de gênero na educação fundamental, tanto meninos como meninas estão na escola sem diferenciação.Leia Mais:http://educacao.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-cumpre-apenas-2-de-6-metas-de-educacao-fixadas-pela-unesco,1666192
O  Relatório de Monitoramento Global de EPT, afirma  que, no Brasil, há grandes diferenças em oportunidades educacionais e estas estão associadas às disparidades entre meio rural e urbano e principalmente  "desigualdade de empenho e investimento do governo no setor".
Existe aproximadamente apenas 80% das crianças matriculadas na educação infantil, faltam creches e pré-escolas em quase a totalidade dos Estados da União. Continuamos com um grande numero de adultos analfabetos, são cerca de 14 milhões de pessoas. Segundo dados da própria UNESCO o Brasil  possui a oitava maior população de adultos analfabetos no mundo.
O Brasil tem um longo e imenso desafio, talvez os dois  mais urgentes, sejam, a qualificação dos professores e a melhora na infraestrutura,ou seja,  ter escolas em condições de funcionamento adequado e seguras . 
Será que temos condições de melhorar esses índices de analfabetismo, conseguiremos colocar todas as crianças da educação infantil na escola, melhoraremos a qualidade do ensino e da escola? Como fazer isso virar uma realidade.
Espero que cada um de sua contribuição. Faça seu comentário,de sua opinião, assim poderemos crescer juntos e quem sabe transformar esta realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário