Aprendizagem e Estudo
Psicologia Aplicada a Educação
Prof,ª. Drª.Ana Lucia Nogueira Braz
Caro aluno;
Para começarmos nosso curso de psicologia aplicada a educação, escola e aos problemas e aprendizagem, acredito que seja necessário fazermos uma reflexão sobre nossos hábitos de estudos, sobre nossa própria aprendizagem. Convido-os a fazer uma reflexão após a leitura deste texto.
Quantas vezes você já ouviu seus amigos ou você mesmo dizer?
“Preciso estudar para prova, nem sei por onde começar”
“Me matei de estudar, e me dei mal na prova, que chato”
“Passei a noite inteira estudando e na hora da prova deu branco”
“Não consigo estudar, acho que vou desistir do curso”
“To desanimado(a) , não consigo ir bem nas provas”
“Não consigo estudar”
A coisa piora quando o aluno passa horas debruçado sobre os livros e, mesmo assim, não consegue melhorar sua compreensão e suas notas.
Então o que fazer? Como estudar? Como melhorar o estudo ou rendimento acadêmico?
Aprender envolve um processo complexo, este pode ser muito gratificante, mas incluem; interesse, dedicação, uma dose de esforço, técnicas de estudo, organização e força de vontade.
Mas, afinal, o que é estudar?
Apenas ir à faculdade? Ficar sentado ouvindo o professor? Ler atentamente um texto ou um livro? Fazer as tarefas de casa?
Estudar é tudo isso!
É ir à faculdade e ouvir o professor; é participar ativamente das aulas, lendo textos e livros, fazendo as atividades de classe; é fazer as tarefas propostas para casa; é observar o ambiente, as pessoas, enfim é conhecer e participar do mundo...
Estudar exige mais do que paciência e força de vontade. Estudar requer também, muita disciplina e o domínio de algumas técnicas - às vezes simples - para que o aprendizado seja feito com a máxima eficiência e o mínimo de tempo.
Selecionamos aqui algumas informações e dicas que acreditamos que sejam importantes para sua caminhada em direção ao conhecimento e melhoria de seu desempenho acadêmico.
1- A primeira condição para um bom aprendizado é o INTERESSE.
Não duvide: aprendizado sem um mínimo de interesse não existe!
Torna-se esforço cansativo e muitas vezes pode-se dizer até inútil. Procure entender a importância daquilo que você esta estudando, relacione as informações recebidas com situações de sua vida ou de seu cotidiano.
Não duvide: aprendizado sem um mínimo de interesse não existe!
Torna-se esforço cansativo e muitas vezes pode-se dizer até inútil. Procure entender a importância daquilo que você esta estudando, relacione as informações recebidas com situações de sua vida ou de seu cotidiano.
2- Aprenda o que você ama - Existe uma parte do cérebro chamada sistema de recompensa, que registra todas as sensações boas que acontecem com a pessoa. O organismo então sempre buscará experiências que proporcionem essa sensação boa. O sistema de recompensa age quando “se vicia” em algo, ou seja, nosso cérebro quer sempre retornar ao bem-estar. “Se você faz ou aprende algo que te interessa muito, essa coisa faz com que seu cérebro antecipe a recompensa, e isso proporciona a ele (cérebro) as ferramentas que precisa: foco, atenção e uma descarga de dopamina, substância estimulante do sistema nervoso central” Wilson ( 2008). Consequentemente haverá maior probabilidade de ocorrer o envolvimento na atividade e aprendizagem ocorrerá. A liberação de dopamina proporcionada pelo sentimento de satisfação faz com que as informações sejam consolidadas na memória. O ponto mais importante é que se nos interessarmos por alguma atividade, se gostarmos da atividade, a dedicação será maior, e a aprendizagem também.
3- Participe da aula, preste atenção, tome nota e não tenha vergonha de fazer perguntas. Os últimos estudos dos neurocientistas, como Wilson (2008) mostram que uma pessoa capta:
- 20% do que apenas ouve;
- 30% do que apenas vê;
- 50% do que ouve e vê;
- 80% do que ouve, vê e faz.
- 30% do que apenas vê;
- 50% do que ouve e vê;
- 80% do que ouve, vê e faz.
Isso significa que, é importante utilizarmos, várias áreas do nosso cérebro quando nosso desejo é aprender. Fique atento na aula, - evite falar durante as aulas; procure estar atento e concentrado; seja um ouvinte ativo, participe da aula, pergunte ao professor sobre suas dúvidas, discuta com ele e seus colegas seus pontos de vista.
Faça anotações. As anotações aliviam a memória e permitem a repetição da matéria a qualquer momento, além de prender atenção e criar condição para reter a matéria com mais facilidade e por mais tempo; A escrita é um poderoso instrumento para preservar o conhecimento. Tomar notas é a melhor técnica para guardar as informações obtidas em aula, em livros, em pesquisas de campo e etc.
Manter os apontamentos das aulas é fundamental. Um cuidado especial, nada de rabiscar em folhas soltas, é comum não achá-las quando necessário. É importante ter seu caderno de apontamentos das aulas.
4- Tenha seu horário de Estudo: Ter um horário para estudar é importantíssimo. Faça uma programação de estudo, esta deve ser uma decisão só do aluno, escolha um horário do dia para se dedicar ao estudo. Separe no mínimo trinta minutos do seu dia para se dedicar ao estudo. Reveja seus compromissos de trabalho e familiares e decida quando estudar, seja realista quanto ao tempo que você poderá se dedicar aos estudos, sem ficar cansado demais a ponto de ficar desanimado.
5- Recompense-se pelo estudo: Quando os reforços pelo estudo estão muito distantes, como alcançar um diploma, ter uma promoção no emprego ou mudar sua condição social, manter-se motivado fica mais difícil, pois, os resultados estão muito distantes, assim a manutenção da motivação fica mais difícil. Portanto é muito importante que você se recompense quando terminar seu estudo diário ou semanal. Escolha algo que seja importante para você e se presenteie. Pode ser um lanchinho diferente, um programa de TV, um tempo extra de jogos no computador, um cineminha o final de semana Isso permitira que o estudo seja de alguma forma recompensador, pois lhe oferece ganhos a curto e longo prazo.
Por hoje é suficiente, não vamos exagerar na dose.
Nos próximos textos iremos tratar de alguns pontos muito importantes, como:
- Melhorando sua capacidade de leitura
- Como melhorar o desempenho em sala de aula.
- Avalie e desenvolva seus hábitos de estudo.
- Como melhorar as estratégias de estudo para as provas.
- As anotações em sala de aula.
Nós acreditamos que você poderá aproveitar muito de nossas dicas, se precisar estamos a sua disposição para esclarecer suas duvidas.
Professora Ana Lucia N. Braz
Referências Bibliográficas
ALAIZA, Lurdes; AMBROSIO, Genaro P.; MARTIN, Enrique Congrains. Aprenda a estudar. São Paulo, Editora Harper e Row do Brasil Ltda, 1979.
Notas metodológicas; subsídios a uma aprendizagem efetiva. Fortaleza, UNIFOR, 1989.
Notas metodológicas; subsídios a uma aprendizagem efetiva. Fortaleza, UNIFOR, 1989.
FERNANDES, Maria Nilza. Técnicas de Estudo (Como estudar sozinho). São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1979.
MAGRO, Marina Celeste. Estudar também se aprende. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária Ltda, 1979.
Wilson, Wilkie. Buzzed: The Straight Dope About the Most Used and Abused Drugs from Alcohol to Ecstasy.
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