Boa Noite Galera.
Hoje vamos conhecer um pouco como será o estágio de Psicologia Escolar que você irá realizar este ano. Temos abaixo definições que da área da Psicologia escolar ( você tem um texto completo sobre este assunto já postado), objetivos do estágio, áreas de atuação e regras a serem seguidas.
Sempre que tiver alguma dúvida, volte ao texto se não encontrar uma solução procure sua supervisora.
ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR
UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC-
UNIABC/ANHANGUERA
Professora: Profª. Drª. Ana Lucia Nogueira
Braz
O que é Psicologia Escolar
- Psicologia educacional ou psicologia escolar é o ramo da psicologia que
estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos
de aprendizagem nas crianças e adultos (o que está estreitamente relacionado
com a psicologia do desenvolvimento); a eficiência e eficácia das táticas e
estratégias educacionais, bem como o estudo do funcionamento da própria
instituição escolar enquanto organização (onde se cruza com a psicologia
social). Os psicólogos educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com
os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e
significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e
às dificuldades de aprendizagem. Focam a sua ação não apenas nas necessidades
da criança e adolescente na escola, como também professores e pais noutras
áreas em que as experiências escolares têm impacto. Como por exemplo, orientações
de professores, pais ou alunos, com o uso da Orientação Educacional entre
outros.
A Psicologia Escolar é uma especialização da profissão de psicólogo, que segundo o Conselho Federal de Psicologia tem como função:
Atuar no âmbito da educação formal realizando
pesquisas, diagnóstico e intervenção preventiva ou corretiva em grupo e
individualmente. Envolve, em sua análise e intervenção, todos os segmentos do
sistema educacional que participam do processo de ensino- aprendizagem. Nessa
tarefa, considera as características do corpo docente, do currículo, das normas
da instituição, do material didático, do corpo discente e demais elementos do
sistema. No âmbito administrativo, contribui na análise e intervenção no clima
educacional, buscando melhor funcionamento do sistema que resultará na
realização dos objetivos educacionais. Participa de programas de orientação
profissional com a finalidade de contribuir no processo de escolha da profissão
e em questões referentes à adaptação do indivíduo ao trabalho. Analisa as
características do indivíduo portador de necessidades especiais para orientar a
aplicação de programas especiais de ensino. Realiza seu trabalho em equipe
interdisciplinar, integrando seus conhecimentos àqueles dos demais
profissionais da educação. (CFP/2011, s/p)
1. O estágio em
Psicologia Escolar tem como objetivos gerais
A.
Possibilitar a
atuação supervisionada em contextos educacionais, para alunos de 9ª período do
curso de psicologia de forma a permitir-lhes o conhecimento crítico desta
realidade e a identificação de possibilidades de atuação nas mesmas como
psicólogo;
B.
Desenvolver
postura profissional em sintonia com o Código
de Ética profissional, com o estatuto da Criança e Adolescente e estatuto do idoso e com os princípios da
defesa da cidadania e qualidade de vida;
C.
Integrar
atividades de prática pré-profissional com o aprofundamento teórico que
sustenta a atuação do psicólogo e de forma a desenvolver estas competências;
D.
Exercitar e
aprimorar sua capacidade de agir de forma cooperativa e autônoma no contexto da
instituição educacional.
E.
Propiciar ao aluno a implantação e o
acompanhamento de um processo de intervenção educativa, visando a promoção e a
prevenção da saúde,cognitiva, emocional e mental .
F.
Desenvolver a compreensão sobre a função do
psicólogo nas instituições que tenham cunho educativo, de acordo com o contexto
de atuação e a demanda da população atendida, dentro de um determinado
referencial teórico, estimulando-se a postura ética e a adequação, teórica e
técnica.
G.
Descrever
a analisar a demanda, o processo, avaliando a eficácia das intervenções.
2. O Campos de Estágios Supervisionado
em Psicologia
Escolar envolvem instituições educacionais de
diferentes tipos e níveis, entidades governamentais e não governamentais
responsáveis pelo desenvolvimento, educação
e atenção à criança, adolescentes, adultos e terceira idade no processo educativo.
3.
Do desenvolvimento do Estágio
O
estágio em
Psicologia Escolar abrangem as seguintes modalidades:
1.
Estágio realizado em Instituição Escolar ;
2.
Estágio realizado em Instituições Educacionais (Creches, Centros Educacionais,
Orfanatos, etc);
3.
Estágio realizado em Programas de
Atendimento Psicopedagógico.
Descrição operacional do estágio em
instituição escolar e educacional:
Observação
da Instituição em seus aspectos ambientais, organizacionais e educativos.
Diagnostico das necessidades emergentes da instituição; Planejamento de
projetos de trabalho interventivo dentro dos quesitos em que se achar
necessário, com a anuência da diretoria da escola e execução do mesmo caso seja
aprovado pela instituição.
Descrição das etapas gerais do estágio
escolar realizado em Instituições
-
Contato inicial com a instituição
-
Verificar a possibilidade de realização do estágio
- Assinatura do contrato entre a instituição e
universidade
-
Contato inicial com responsável pela instituição e todo o efetivo docente;
-
Caracterização do ambiente físico e social da instituição;
- Observações
institucionais e diagnóstico da necessidades gerais
- Analise das observações Institucional;
- Elaboração de Projeto de intervenção
- Apresentação
da proposta e discussão com a instituição possibilidades de execução do
projeto.
-
Aplicação do projeto: Promover o estágio interventivo em cima de questões
emergentes encontradas;
- Avaliação do estágio
- Devolutiva após o término do estágio.
-
O aluno só poderá iniciar o estágio
após a assinatura do contrato por ambas as partes. As atividades serão
realizadas individualmente ou em duplas. Quando o estágio for feito por uma dupla
a avaliação será individual.
4.Objetivos do
Estágio em escolas e Instituições Educacionais
- Possibilitar o desenvolvimento de
atitudes e habilidades básicas necessárias ao desempenho do psicólogo em
atividades da área escolar, proporcionando reflexões relacionadas à ética
e prática profissional;
- Analisar de forma crítica o contexto escolar;
caracterizar a instituição, levantar as necessidades da instituição; fazer
a análise diagnóstica, elaborar e aplicar o projeto de intervenção;
avaliar a aplicação do projeto; e fazer a devolutiva do resultado da
aplicação do referido projeto;
- Proporcionar a experiência de atuação
interdisciplinar.
D.
No estágio em Instituição Escolar ,
o estagiário poderá realizar: orientação de professores, pais; trabalho com
grupos de alunos em orientação vocacional, sexual, de estudo, dentre outros;
acompanhamento e planejamento interventivo em problemas de aprendizagem e no
processo de inclusão.
5. AVALIAÇÃO
A
avaliação do estágio será contínua,
abrangendo aspectos quantitativos e qualitativos, assim como os princípios
éticos na relação interpessoal e profissional; a saber:
a)
Aplicações
da Teoria à Prática – Incluem-se aqui aspectos teóricos e habilidades
práticas. Visam verificar se o aluno/estagiário busca atuar a partir de sólidas
bases de conhecimento, com aplicação da teoria claramente relacionada à
prática, tendo boa capacidade de análise e síntese das idéias; promovendo
intervenções claras e criativas, coerentes com os objetivos; apresentando
iniciativa própria adequada.
b)
Processo de Diagnóstico e de Intervenção – Visa analisar se as decisões
adotadas pelo aluno/estagiário são apropriadas e no tempo exigido, se os
resultados dessas decisões vão ao encontro das metas e objetivos estabelecidos
e, se define claramente novos problemas para si e para os outros.
c) Participação nas Supervisões –
Incluem-se aqui aspectos relacionados à comunicação e relacionamento grupal,
assiduidade, pontualidade, cumprimento às normas e tarefas e interesse geral.
Visam averiguar se o aluno-estagiário fala e escreve logicamente; opina de
maneira voluntária; comunica os fenômenos psicológicos observados com clareza e
objetividade; relaciona-se com grupo de supervisionados apresentando bom nível de
interação e comunicação grupal; é pontual às supervisões; cumpre tarefas
adicionais como: leituras, trabalhos, relatórios, etc; mantém interesse para
atendimento, supervisão e pela abordagem teórica; participa de discussões
fundamentadas; é assíduo, cumpre os horários no local de estágio; cumpre as
normas da instituição e/ou clínica Psicológica.
d)
Aspectos
Éticos – Visam verificar se o aluno/estagiário organiza sua
atuação em respeito aos princípios éticos que garantam respeito e seriedade
para com o cliente e/ou instituição.
e)
Postura
Profissional – Pretende averiguar se o aluno/estagiário
se mantém coerente de seus processos pessoais, sem comprometimento do
atendimento; coloca-se na relação terapêutica como desencadeadora da
subjetividade do cliente; apresenta disponibilidade para perceber suas próprias
limitações.
Fica
o estagiário comprometido a entregar em data previamente determinada o
Relatório Final de cada estágio supervisionado realizado no semestre.
A
entrega do relatório final para a primeira correção deverá acontecer nos meses
de maio/outubro dos seus respectivos semestres. A correção final deverá
acontecer entre início de junho e final de novembro dos semestres
correspondentes.
OBS:
a primeira correção do relatório feita pelo supervisor deverá ser entregue
juntamente com o relatório final.
6.FALTAS
-
Serão permitidas duas faltas (por semestre) nas supervisões de cada programa, sem
que haja prejuízo necessário à avaliação. A terceira falta implicará em prejuízo na avaliação de aproveitamento
do estágio. A quarta falta resulta
necessariamente em reprovação no
programa de estágio.
-
Não deverão acontecer faltas nos estágios institucionais, por tratar-se de falta ética
grave. Caso não seja possível o aluno/estagiário comparecer ao atendimento ou a
instituição, os mesmos deverão ser comunicados, o quanto antes, para evitar
que venham não sejam atendidos , fiquem no aguardo do serviço do estagiário.
-
Caso ocorra falta do supervisor, o aluno
não terá cômputo de horas, havendo necessidade de reposição da supervisão, esta
será combinada previamente entre os supervisores e os alunos.
Santo
André, fevereiro de 2013.
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