Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Instruções para Estágio em Psicologia Escolar


Boa Noite Galera.
             Hoje vamos conhecer um pouco como será o estágio de Psicologia Escolar que você irá realizar este ano. Temos abaixo definições que da área da Psicologia escolar ( você tem um texto completo sobre este assunto já postado), objetivos do estágio, áreas de atuação e regras a serem seguidas.
              Sempre que tiver alguma dúvida, volte ao texto se não encontrar uma solução procure sua supervisora. 

ESTÁGIO EM PSICOLOGIA ESCOLAR
UNIVERSIDADE DO GRANDE ABC- UNIABC/ANHANGUERA

 Professora: Profª. Drª. Ana Lucia Nogueira Braz

O que é Psicologia Escolar
- Psicologia educacional ou psicologia escolar é o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos (o que está estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento); a eficiência e eficácia das táticas e estratégias educacionais, bem como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização (onde se cruza com a psicologia social). Os psicólogos educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e às dificuldades de aprendizagem. Focam a sua ação não apenas nas necessidades da criança e adolescente na escola, como também professores e pais noutras áreas em que as experiências escolares têm impacto. Como por exemplo, orientações de professores, pais ou alunos, com o uso da Orientação Educacional entre outros.  

A Psicologia Escolar é uma especialização da profissão de psicólogo, que segundo o Conselho Federal de Psicologia tem como função:

 Atuar no âmbito da educação formal realizando pesquisas, diagnóstico e intervenção preventiva ou corretiva em grupo e individualmente. Envolve, em sua análise e intervenção, todos os segmentos do sistema educacional que participam do processo de ensino- aprendizagem. Nessa tarefa, considera as características do corpo docente, do currículo, das normas da instituição, do material didático, do corpo discente e demais elementos do sistema. No âmbito administrativo, contribui na análise e intervenção no clima educacional, buscando melhor funcionamento do sistema que resultará na realização dos objetivos educacionais. Participa de programas de orientação profissional com a finalidade de contribuir no processo de escolha da profissão e em questões referentes à adaptação do indivíduo ao trabalho. Analisa as características do indivíduo portador de necessidades especiais para orientar a aplicação de programas especiais de ensino. Realiza seu trabalho em equipe interdisciplinar, integrando seus conhecimentos àqueles dos demais profissionais da educação. (CFP/2011, s/p)

1. O estágio em Psicologia Escolar tem como objetivos gerais 

A.   Possibilitar a atuação supervisionada em contextos educacionais, para alunos de 9ª período do curso de psicologia de forma a permitir-lhes o conhecimento crítico desta realidade e a identificação de possibilidades de atuação nas mesmas como psicólogo;
B.   Desenvolver postura profissional em sintonia com o Código de Ética profissional, com o estatuto da Criança e Adolescente  e estatuto do idoso e com os princípios da defesa da cidadania e qualidade de vida;
C.   Integrar atividades de prática pré-profissional com o aprofundamento teórico que sustenta a atuação do psicólogo e de forma a desenvolver estas competências;
D.   Exercitar e aprimorar sua capacidade de agir de forma cooperativa e autônoma no contexto da instituição educacional.
E.   Propiciar ao aluno a implantação e o acompanhamento de um processo de intervenção educativa, visando a promoção e a prevenção da saúde,cognitiva, emocional e mental .
F.    Desenvolver a compreensão sobre a função do psicólogo nas instituições que tenham cunho educativo, de acordo com o contexto de atuação e a demanda da população atendida, dentro de um determinado referencial teórico, estimulando-se a postura ética e a adequação, teórica e técnica.  
G.   Descrever a analisar a demanda, o processo, avaliando a eficácia das intervenções.

2. O Campos de Estágios Supervisionado em Psicologia Escolar envolvem instituições educacionais de diferentes tipos e níveis, entidades governamentais e não governamentais responsáveis pelo desenvolvimento, educação  e atenção à criança, adolescentes, adultos e terceira idade  no processo educativo.

3.  Do desenvolvimento do Estágio
O estágio em Psicologia Escolar abrangem as seguintes modalidades:
1.  Estágio realizado em Instituição Escolar;
2. Estágio realizado em Instituições Educacionais (Creches, Centros Educacionais, Orfanatos, etc);
3. Estágio realizado em  Programas de Atendimento Psicopedagógico.

Descrição operacional do estágio em instituição escolar e educacional:
Observação da Instituição em seus aspectos ambientais, organizacionais e educativos. Diagnostico das necessidades emergentes da instituição; Planejamento de projetos de trabalho interventivo dentro dos quesitos em que se achar necessário, com a anuência da diretoria da escola e execução do mesmo caso seja aprovado pela instituição.

Descrição das etapas gerais do estágio escolar realizado em Instituições
- Contato inicial com a instituição
- Verificar a possibilidade de realização do estágio
-  Assinatura do contrato entre a instituição e universidade
- Contato inicial com responsável pela instituição e todo o efetivo docente;
- Caracterização do ambiente físico e social da instituição;
 - Observações  institucionais e diagnóstico da necessidades gerais  
-  Analise das observações  Institucional;
-  Elaboração de Projeto de intervenção
- Apresentação da proposta e discussão com a instituição possibilidades de execução do projeto.
- Aplicação do projeto: Promover o estágio interventivo em cima de questões emergentes encontradas;
-  Avaliação do estágio
-  Devolutiva após o término do estágio.
- O aluno poderá iniciar o estágio após a assinatura do contrato por ambas as partes. As atividades serão realizadas individualmente ou em duplas. Quando o estágio for feito por uma dupla a avaliação será individual.

4.Objetivos do Estágio em escolas e Instituições Educacionais
  1.  Possibilitar o desenvolvimento de atitudes e habilidades básicas necessárias ao desempenho do psicólogo em atividades da área escolar, proporcionando reflexões relacionadas à ética e prática profissional;
  2. Analisar de forma crítica o contexto escolar; caracterizar a instituição, levantar as necessidades da instituição; fazer a análise diagnóstica, elaborar e aplicar o projeto de intervenção; avaliar a aplicação do projeto; e fazer a devolutiva do resultado da aplicação do referido projeto;
  3.  Proporcionar a experiência de atuação interdisciplinar.
D.   No estágio em Instituição Escolar, o estagiário poderá realizar: orientação de professores, pais; trabalho com grupos de alunos em orientação vocacional, sexual, de estudo, dentre outros; acompanhamento e planejamento interventivo em problemas de aprendizagem e no processo de inclusão.

5. AVALIAÇÃO
A avaliação do estágio será contínua, abrangendo aspectos quantitativos e qualitativos, assim como os princípios éticos na relação interpessoal e profissional; a saber:
a)   Aplicações da Teoria à Prática – Incluem-se aqui aspectos teóricos e habilidades práticas. Visam verificar se o aluno/estagiário busca atuar a partir de sólidas bases de conhecimento, com aplicação da teoria claramente relacionada à prática, tendo boa capacidade de análise e síntese das idéias; promovendo intervenções claras e criativas, coerentes com os objetivos; apresentando iniciativa própria adequada.
b)   Processo de Diagnóstico e de Intervenção – Visa analisar se as decisões adotadas pelo aluno/estagiário são apropriadas e no tempo exigido, se os resultados dessas decisões vão ao encontro das metas e objetivos estabelecidos e, se define claramente novos problemas para si e para os outros.
c)    Participação nas Supervisões – Incluem-se aqui aspectos relacionados à comunicação e relacionamento grupal, assiduidade, pontualidade, cumprimento às normas e tarefas e interesse geral. Visam averiguar se o aluno-estagiário fala e escreve logicamente; opina de maneira voluntária; comunica os fenômenos psicológicos observados com clareza e objetividade; relaciona-se com grupo de supervisionados apresentando bom nível de interação e comunicação grupal; é pontual às supervisões; cumpre tarefas adicionais como: leituras, trabalhos, relatórios, etc; mantém interesse para atendimento, supervisão e pela abordagem teórica; participa de discussões fundamentadas; é assíduo, cumpre os horários no local de estágio; cumpre as normas da instituição e/ou clínica Psicológica.
d)   Aspectos Éticos – Visam verificar se o aluno/estagiário organiza sua atuação em respeito aos princípios éticos que garantam respeito e seriedade para com o cliente e/ou instituição.
e)   Postura Profissional – Pretende averiguar se o aluno/estagiário se mantém coerente de seus processos pessoais, sem comprometimento do atendimento; coloca-se na relação terapêutica como desencadeadora da subjetividade do cliente; apresenta disponibilidade para perceber suas próprias limitações.
Fica o estagiário comprometido a entregar em data previamente determinada o Relatório Final de cada estágio supervisionado realizado no semestre.
A entrega do relatório final para a primeira correção deverá acontecer nos meses de maio/outubro dos seus respectivos semestres. A correção final deverá acontecer entre início de junho e final de novembro dos semestres correspondentes.
OBS: a primeira correção do relatório feita pelo supervisor deverá ser entregue juntamente com o relatório final.

6.FALTAS
-                     Serão permitidas duas faltas (por semestre) nas supervisões de cada programa, sem que haja prejuízo necessário à avaliação. A terceira falta implicará em prejuízo na avaliação de aproveitamento do estágio. A quarta falta resulta necessariamente em reprovação no programa de estágio.
-                     Não deverão acontecer faltas nos estágios institucionais, por tratar-se de falta ética grave. Caso não seja possível o aluno/estagiário comparecer ao atendimento ou a instituição, os mesmos deverão ser comunicados, o quanto antes, para evitar que venham não sejam atendidos ,  fiquem no aguardo do serviço do estagiário.
-                     Caso ocorra falta do supervisor, o aluno não terá cômputo de horas, havendo necessidade de reposição da supervisão, esta será combinada previamente entre os supervisores e os alunos.

Santo André, fevereiro de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário