O estágio em Psicologia Escolar
1. O estágio em
Psicologia educacional e escolar da UNIABC em 2013, tem como objetivos as propostas de :
a)
Propiciar ao aluno a implantação e o acompanhamento de um processo de
intervenção educativa, visando a promoção e a prevenção da saúde,cognitiva,
emocional e mental .
b)
Desenvolver a compreensão sobre a função do psicólogo nas instituições que
tenham cunho educativo, de acordo com o contexto de atuação e a demanda da
população atendida, dentro de um determinado referencial teórico,
estimulando-se a postura ética e a adequação, teórica e técnica.
c)
Descrever a analisar a demanda, o
processo, avaliando a eficácia das intervenções.
2.
Campos de estágios em
Psicologia Educacional envolvem instituições
educacionais
de diferentes tipos e níveis, entidades
governamentais e não governamentais responsáveis pelo desenvolvimento,
educação e atenção à criança,
adolescentes, adultos e terceira idade
no processo educativo. Sugerimos alguns campos de atuação, para que vocês possam começar a pensar nas possibilidades de atuação nesta área.
3. Estágio supervisionado em Psicologia
educacional - Instituições em geral que
apresentem a função educativa direta e
indireta proposta de atuação
3.1 Objetivos gerais:
a) Possibilitar
a atuação supervisionada em contextos educacionais, para alunos de 9ª
período do curso de psicologia de forma
a permitir-lhes o conhecimento crítico desta realidade e a identificação de
possibilidades de atuação nas mesmas como psicólogo;
b) Desenvolver
postura profissional em sintonia com o Código
de Ética profissional, com o estatuto da Criança e Adolescente e estatuto do idoso e com os princípios da
defesa da cidadania e qualidade de vida;
c) Integrar
atividades de prática pré-profissional com o aprofundamento teórico que sustenta
a atuação do psicólogo e de forma a desenvolver estas competências;
d) Exercitar
e aprimorar sua capacidade de agir de forma cooperativa e autônoma no
e) contexto
da instituição educacional.
4. Programa de Estágio Supervisionado No
Contexto Escolar
Objetivos gerais:
.
a) ·Possibilitar
o desenvolvimento de atitudes e habilidades básicas necessárias ao desempenho
do psicólogo em atividades da área escolar, proporcionando reflexões relacionadas
à ética e prática profissional;
b) ·
Analisar de forma crítica o contexto escolar; caracterizar a instituição,
levantar as necessidades da instituição; fazer a análise diagnóstica, elaborar
e aplicar o projeto de intervenção; avaliar a aplicação do projeto; e fazer a
devolutiva do resultado da aplicação do referido projeto;
c) Proporcionar a experiência de atuação
interdisciplinar.
4.1. Programa de atendimento à educação
infantil, ensino fundamental e médio;
Objetivo: desenvolver
atividades ligadas às propostas de ensino aprendizagem que possibilitem o
melhor desempenho escolar e bem estar dos envolvidos
População: crianças e
adolescentes ou professores e pais atendidos nos estabelecimentos.
Metodologia:
Grupos fechados a serem conduzidos pelos estagiários em psicologia
educacional e escolar
4.2 Programa ou Projeto
Escola de Pais
Objetivo: Aprimorar
a formação dos pais, ajudando-os a melhor exercerem suas funções educativas na
família e na sociedade. Este trabalho
representa um aprendizado em ação, isto é pretende atingir os pais enquanto
educadores, para conscientizá-los de sua responsabilidade na formação de seus
filhos, para que encontrem soluções alternativas para os problemas que os
afligem. Apresentam-se como temáticas reforço à família, conscientização da
paternidade e maternidade responsáveis; preparação para um mundo em constante
mudança; transmissão de conhecimentos básicos de psicologia e de técnicas
pedagógicas educativas que favorecem a reformulação de conceitos de convivência
entre pais e filhos
População Os casais, ou mães , pais ou responsáveis ; que são
responsáveis ou colaboram efetivamente
para a educação de crianças e adolescentes.
Metodologia: Tem-se como meta exerce sua função principalmente nas escolas, mas também na
clinica psicológica da Universidade São Francisco em paróquias, clubes, centros
comunitários, onde os pais são chamados para participarem de um trabalho
sistemático, em forma de círculo de debates, dirigido por uma dupla de
estagiários do 5 º ano de psicologia preparados previamente.
A Cada encontro uma técnica de dinâmica de grupo diferente
será utilizada, que facilita o debate, a reflexão e a interiorização dos temas
abordados, dentro de uma seqüência lógica de desenvolvimento
3.4: Serviço de Orientação ao Estudante _ SOE
Objetivos
: Apoiar a comunidade escolar / acadêmica nos aspectos
psicopedagógico e afetivos, oportunizando a reflexão e o debate acerca das
necessidades didático-pedagógicas grupais
individuais. Procurando atuar numa óptica mais preventiva
do que remediativa, os estagiários buscarão
ajudar o estudante a desenvolver estratégias que potenciem a maximização
dos seus pontos fortes e a minimização dos seus fatores de risco, tendo em
vista, não só a promoção do seu sucesso acadêmico, como também o
desenvolvimento global do estudante, procurando apoiá-lo no planeamento da sua
vida escolar e na (re)organização do seu
projeto educativo.
De maneira mais específica: Procurar ajudar o estudante
a:
1. - controlar e ajustar expectativas em relação a escola, ao curso, colegas e professores,
1. - controlar e ajustar expectativas em relação a escola, ao curso, colegas e professores,
2.Discutir e orientar para que o aluno possa controlar a ansiedade frente aos eventos
educacionais, assim como orientar em
situações de crise situações de crise e de ruptura, educacional.
3. Buscar a diminuição de “vulnerabilidades”, desenvolver estratégias
para se adaptar a circunstâncias adversas, - desenvolver estratégias para fazer
face a novos desafios,retirar o máximo proveito das suas opções vocacionais,
ajustando-as ou reconsiderando-as.
População: Estudantes do ensino fundamental,
médio e ensino superior.
Metodologia : Os
estagiários de psicologia educacional deverão Exerce essa função de Orientador principalmente
nas escolas, dirigido por uma dupla de estagiários do 5 º ano de psicologia
preparados previamente, sob a orientação do supervisor responsável.
Este
trabalho de Orientação ao estudante é voltado ao estudo, à prevenção, à
avaliação e a intervenção das questões relacionadas ao processo de
aprendizagem. Promove a auto-estima do estudante, indicando metodologias e
técnicas de estudo que possam favorecer o melhor desempenho intelectual
mediando a relação pedagógica entre educadores e estudantes.
A
Orientação Educacional e Profissional assessora o estudante nas áreas
acadêmicas e de escolha profissional promovendo maior conhecimento de suas
potencialidades e informações sobre carreira, cursos, profissões e mercado de
trabalho.
5.1- Escola de Educação Emocional
Temos como objetivo, criar a possibilidade de compreender, analisar e diferenciar os conceitos
de inteligência emocional, inteligência intra e inter pessoal de
Gardner, educação significativa, educação afetiva;
Compreender o papel do amor e afeto no
desenvolvimento de projetos educativos e de aprendizagem para crianças,
adolescentes e adultos;
Verificar a importância do desenvolvimento de
vínculos positivos e amorosos nas relações entre gestores/educadores, alunos e
instituições, e suas relações com o aprendizado;
Pesquisar, analisar e promover diferentes
maneiras de desenvolver a inteligência afetiva emocional projetos de formação
de gestores educadores;
Incentivar o estudo e desenvolvimento da educação
afetiva e emocional, da inteligência intra e interpessoal, nos projetos de
formação de gestores / educadores Indicar alternativas de introdução de programas
interdisciplinares e de atividades voltadas para a educação emocional. Permitir o resgate de vivencias de experiências
amorosas e afetivas dos educadores e utilizá-las como ferramentas de
aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional.
Nosso foco é a capacitação de alunos e educadores para o
desenvolvimento de sua “inteligência emocional”, convertendo este estágio em uma oportunidade de transformação e construção coletiva do conhecimento e suas múltiplas inteligências, a fim
de estudar e criar soluções, para os problemas que se apresentarem na área
escolar e de aprendizagem.
Buscaremos realizar um programa de intervenção, através
de grupo de sensibilização emocional e criatividade, por meio de tarefas
contextualizadas, em diferentes circunstancias de aprendizagem, dirigidas de
forma dinâmica e interativa, buscando a reflexão e a ação no âmbito educação emocional.
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