Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Possibilidades no Estágio de Psicologia Escolar

O estágio em Psicologia Escolar

1. O estágio em Psicologia educacional e escolar  da UNIABC em 2013, tem como objetivos as propostas de :
a) Propiciar ao aluno a implantação e o acompanhamento de um processo de intervenção educativa, visando a promoção e a prevenção da saúde,cognitiva, emocional e mental .
b) Desenvolver a compreensão sobre a função do psicólogo nas instituições que tenham cunho educativo, de acordo com o contexto de atuação e a demanda da população atendida, dentro de um determinado referencial teórico, estimulando-se a postura ética e a adequação, teórica e técnica.  
c) Descrever a analisar a demanda, o  processo, avaliando a eficácia das intervenções.

2. Campos de estágios em Psicologia Educacional envolvem instituições educacionais
de diferentes tipos e níveis, entidades governamentais e não governamentais responsáveis pelo desenvolvimento, educação  e atenção à criança, adolescentes, adultos e terceira idade  no processo educativo. Sugerimos alguns campos de atuação, para que vocês possam começar a pensar nas possibilidades de atuação nesta área.

3. Estágio supervisionado em Psicologia educacional - Instituições em geral  que apresentem  a função educativa direta e indireta proposta de atuação 

3.1 Objetivos gerais:
a)    Possibilitar a atuação supervisionada em contextos educacionais, para alunos de 9ª período  do curso de psicologia de forma a permitir-lhes o conhecimento crítico desta realidade e a identificação de possibilidades de atuação nas mesmas como psicólogo;
b)    Desenvolver postura profissional em sintonia com o Código de Ética profissional, com o estatuto da Criança e Adolescente  e estatuto do idoso e com os princípios da defesa da cidadania e qualidade de vida;
c)    Integrar atividades de prática pré-profissional com o aprofundamento teórico que sustenta a atuação do psicólogo e de forma a desenvolver estas competências;
d)    Exercitar e aprimorar sua capacidade de agir de forma cooperativa e autônoma no
e)    contexto da instituição educacional.

4. Programa de Estágio Supervisionado No Contexto Escolar
Objetivos gerais:
.
a)    ·Possibilitar o desenvolvimento de atitudes e habilidades básicas necessárias ao desempenho do psicólogo em atividades da área escolar, proporcionando reflexões relacionadas à ética e prática profissional;
b)    · Analisar de forma crítica o contexto escolar; caracterizar a instituição, levantar as necessidades da instituição; fazer a análise diagnóstica, elaborar e aplicar o projeto de intervenção; avaliar a aplicação do projeto; e fazer a devolutiva do resultado da aplicação do referido projeto;
c)     Proporcionar a experiência de atuação interdisciplinar.

4.1. Programa de atendimento à educação infantil, ensino fundamental e médio;

Objetivo: desenvolver atividades ligadas às propostas de ensino aprendizagem que possibilitem o melhor desempenho escolar e bem estar dos envolvidos
População: crianças e adolescentes ou professores e pais atendidos nos estabelecimentos.
 Metodologia: Grupos fechados a serem conduzidos pelos estagiários em psicologia educacional e escolar

4.2  Programa   ou Projeto Escola de Pais
Objetivo:  Aprimorar a formação dos pais, ajudando-os a melhor exercerem suas funções educativas na família e na sociedade. Este  trabalho representa um aprendizado em ação, isto é pretende atingir os pais enquanto educadores, para conscientizá-los de sua responsabilidade na formação de seus filhos, para que encontrem soluções alternativas para os problemas que os afligem. Apresentam-se como temáticas reforço à família, conscientização da paternidade e maternidade responsáveis; preparação para um mundo em constante mudança; transmissão de conhecimentos básicos de psicologia e de técnicas pedagógicas educativas que favorecem a reformulação de conceitos de convivência entre pais e filhos


População Os casais,  ou mães , pais ou responsáveis ; que são responsáveis ou  colaboram efetivamente para a educação de crianças e adolescentes.
Metodologia:  Tem-se como meta exerce sua função principalmente nas escolas, mas também na clinica psicológica da Universidade São Francisco em paróquias, clubes, centros comunitários, onde os pais são chamados para participarem de um trabalho sistemático, em forma de círculo de debates, dirigido por uma dupla de estagiários do 5 º ano de psicologia preparados previamente.
A Cada encontro  uma técnica de dinâmica de grupo diferente será utilizada, que facilita o debate, a reflexão e a interiorização dos temas abordados, dentro de uma seqüência lógica de desenvolvimento

3.4:  Serviço de Orientação ao Estudante _ SOE
Objetivos : Apoiar a comunidade escolar / acadêmica nos aspectos psicopedagógico e afetivos, oportunizando a reflexão e o debate acerca das necessidades didático-pedagógicas grupais  individuais. Procurando atuar numa óptica mais preventiva do que remediativa, os estagiários buscarão  ajudar o estudante a desenvolver estratégias que potenciem a maximização dos seus pontos fortes e a minimização dos seus fatores de risco, tendo em vista, não só a promoção do seu sucesso acadêmico, como também o desenvolvimento global do estudante, procurando apoiá-lo no planeamento da sua vida escolar  e na (re)organização do seu projeto educativo.
De maneira mais específica: Procurar ajudar o estudante a:
1.  - controlar e ajustar expectativas em relação a escola, ao curso, colegas e professores,
2.Discutir e orientar para que o aluno possa  controlar a ansiedade frente aos eventos educacionais,  assim como orientar em situações de crise situações de crise e de ruptura, educacional.
3. Buscar  a diminuição de  “vulnerabilidades”, desenvolver estratégias para se adaptar a circunstâncias adversas, - desenvolver estratégias para fazer face a novos desafios,retirar o máximo proveito das suas opções vocacionais, ajustando-as ou reconsiderando-as.
População: Estudantes do ensino fundamental, médio e ensino superior.

Metodologia Os estagiários de psicologia educacional deverão Exerce essa função de Orientador principalmente nas escolas, dirigido por uma dupla de estagiários do 5 º ano de psicologia preparados previamente, sob a orientação do supervisor responsável.

Este trabalho de Orientação ao estudante é voltado ao estudo, à prevenção, à avaliação e a intervenção das questões relacionadas ao processo de aprendizagem. Promove a auto-estima do estudante, indicando metodologias e técnicas de estudo que possam favorecer o melhor desempenho intelectual mediando a relação pedagógica entre educadores e estudantes.
A Orientação Educacional e Profissional assessora o estudante nas áreas acadêmicas e de escolha profissional promovendo maior conhecimento de suas potencialidades e informações sobre carreira, cursos, profissões e mercado de trabalho.

5.1- Escola de Educação Emocional
Temos como objetivo, criar a possibilidade de compreender, analisar e diferenciar os conceitos de inteligência emocional, inteligência intra e inter pessoal de Gardner, educação significativa, educação afetiva;
 Compreender o papel do amor e afeto no desenvolvimento de projetos educativos e de aprendizagem para crianças, adolescentes e adultos;
  Verificar a importância do desenvolvimento de vínculos positivos e amorosos nas relações entre gestores/educadores, alunos e instituições, e suas relações com o aprendizado;
  Pesquisar, analisar e promover diferentes maneiras de desenvolver a inteligência afetiva emocional projetos de formação de gestores educadores;
  Incentivar o estudo e desenvolvimento da educação afetiva e emocional, da inteligência intra e interpessoal, nos projetos de formação de gestores / educadores  Indicar alternativas de introdução de programas interdisciplinares e de atividades voltadas para a educação emocional. Permitir o resgate de vivencias de experiências amorosas e afetivas dos educadores e utilizá-las como ferramentas de aprendizagem e desenvolvimento pessoal e profissional.

Metodologia:
Nosso foco é a capacitação de alunos e  educadores para o desenvolvimento de sua “inteligência emocional”, convertendo este estágio em uma oportunidade de transformação e construção coletiva do conhecimento e suas múltiplas inteligências, a fim de estudar e criar soluções, para os problemas que se apresentarem na área escolar e de aprendizagem.
Buscaremos realizar  um programa de intervenção, através de grupo de sensibilização emocional e criatividade, por meio de tarefas contextualizadas, em diferentes circunstancias de aprendizagem, dirigidas de forma dinâmica e interativa, buscando a reflexão e a ação no âmbito educação emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário