Hoje em nossa aula vamos discutir o texto das diretrizes do curso de psicologia. Vou anexar novamente par que possamos discutir hoje em aula.
Olá Galera!
Sejam bem vindos a
mais uma reflexão sobre a Psicologia da Educação
Quero falar com vocês hoje, sobre o curso de Psicologia,a formação e as
Habilidades e competências que vocês devem desenvolver ao longo da formação.
Em 19 de fevereiro de 2004, o Conselho Federal de Psicologia e o
Conselho Nacional de Educação aprovaram as diretrizes curriculares nacionais
para o curso de Psicologia.
Em primeiro lugar é necessário saber
que são as Diretrizes Curriculares. São orientações sobre
os princípios, fundamentos, procedimentos e planeamento para a implantação
de um curso de psicologia.
Quais os objetivos e metas de um curso de Psicologia e o que o
curso deve assegurar aos seus alunos:
1 ) Construção
e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia.
2) Compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a
amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos
biológicos e sociais.
3) Reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para
compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos de conhecimento
que permitam a apreensão da complexidade e multi determinação do fenômeno
psicológico.
4) Compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e
políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão.
5) Atuação em diferentes contextos considerando as necessidades sociais,
os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos
indivíduos, grupos, organizações e comunidades.
6) Respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas,
com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações
na área da Psicologia.
7) Aprimoramento e capacitação contínuos.
O curso de Psicologia, deve dar a oportunidade ao aluno ter
conhecimentos para o exercício de competências e habilidades
gerais:
a) Atenção à saúde: os profissionais devem estar aptos
a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde
psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como
a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos
princípios da ética/bioética.
b) Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais deve
estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas
mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
c) Comunicação: os profissionais devem ser acessíveis e
devem manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na
interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.
d) Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os
profissionais deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre
tendo em vista o bem estar da comunidade.
e) Administração e gerenciamento: os profissionais devem
estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da
força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma
forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou
lideranças na equipe de trabalho;
f) Educação permanente: os profissionais devem ser capazes
de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. e de
ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios
das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade
acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e
internacionais.
Quando o CFP fala em competência, refere-se a desempenhos e
atuações requeridas do formado em Psicologia, e devem garantir ao profissional
um domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de fazer uso
deste em diferentes contextos que exijam a investigação, análise,
avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais, e na
promoção da qualidade de vida. São elas:
a) Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios
contemporâneos.
b) Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões
institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os
seus agentes sociais.
c) Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar
projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e
características da população-alvo.
d) Identificar, definir e formular questões de investigação científica
no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à
escolha, coleta, e análise de dados em projetos de pesquisa.
e) Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados
em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência.
f) Avaliar problemas humanos de ordem cognitiva, comportamental e
afetiva, em diferentes contextos.
g) Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de
indivíduos, de grupos e de organizações.
h) Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças
individuais e sócio-culturais dos seus membros.
i) Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos
processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar.
j) Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de
vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional.
k) Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter
preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos
problemas específicos com os quais se depara.
l) Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
m) Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras
comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação.
n) Apresentar trabalhos e discutir idéias em público.
o) Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação
profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.
Para atingir tais Competências é necessário desenvolver
algumas Habilidades; tais como:
a) Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros,
manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais
e eletrônicos.
b) Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da
Psicologia.
c) Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de
investigação científica.
d) Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes
finalidades e em diferentes contextos.
e) Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e
processos psicológicos e comportamentais.
f) Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais
como fontes primárias de acesso a estados subjetivos.
g) Utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática
para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais
em Psicologia.
O curso de Psicologia deve também orientar e exigir de seus alunos o
desenvolvimento de atividades individuais e grupais
que complementem a carga horária do curso, os alunos são responsáveis
por envolverem-se nestas atividades que devem incluir, entre
outras:
a) Aulas, conferências e palestras.
b) Exercícios em laboratórios de Psicologia.
c) Observação e descrição do comportamento em diferentes contextos.
d) Projetos de pesquisa desenvolvidos por docentes do curso.
e) Práticas didáticas na forma de monitorias, demonstrações e
exercícios, como parte de disciplinas ou integradas a outras atividades
acadêmicas;
f) Consultas supervisionadas em bibliotecas para identificação crítica
de fontes relevantes.
g) Aplicação e avaliação de estratégias, técnicas, recursos e
instrumentos psicológicos.
h) Visitas documentadas através de relatórios a instituições e locais
onde estejam sendo desenvolvidos trabalhos com a participação de profissionais
de Psicologia.
i) Projetos de extensão universitária e eventos de divulgação do
conhecimento, passíveis de avaliação e aprovados pela instituição.
j) Práticas integrativas voltadas para o desenvolvimento de habilidades
e competências em situações de complexidade variada, representativas do efetivo
exercício profissional, sob a forma de estágio supervisionado.
Os estágios supervisionados, o que são para que servem?
Segundo as Diretrizes curriculares, Os estágios supervisionados são
conjuntos de atividades de formação, programadas e diretamente supervisionadas
por docente da instituição formadora e buscam assegurar a consolidação e
articulação das competências estabelecidas. Além disso, os estágios
visam assegurar o contato do aluno com situações, contextos e diferentes
instituições, permitindo que os conhecimentos adquiridos ao longo do
curso, as habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais.
O estágio supervisionado básico incluirá o desenvolvimento de práticas
integrativas das competências e habilidades previstas na formação do psicólogo
ATENÇÃO: Todas as atividades de estágio supervisionado devem
ser documentadas de modo a permitir a avaliação, segundo parâmetros da
instituição, do desenvolvimento das competências e habilidades previstas.
A documentação integral é fundamental para a integralização do estágio.
Agora que cada um de vocês já conhecem as diretrizes, habilidades
e competências necessárias para a formação de um psicólogo, façam uma
reflexão sobre a sua formação. Você se sente preparado para iniciar um estágio
na área de Psicologia da Educação? Se sim quais as suas principais
habilidades. Se não, o que lhe falta? Como desenvolver as habilidades que lhe
faltam?
Poste suas respostas, com o nome completo. Ok.
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