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quarta-feira, 6 de março de 2013

As diretrizes ddos cursos de Psicologia

Olá galera.
 Hoje em nossa aula vamos discutir o texto das diretrizes do curso de psicologia. Vou anexar novamente par que possamos discutir hoje em aula.


Olá Galera!
            Sejam bem vindos a mais uma reflexão sobre a Psicologia da Educação
           Quero falar com vocês hoje, sobre o curso de Psicologia,a formação e as Habilidades e competências que vocês devem desenvolver ao longo da formação.
            Em 19 de fevereiro de 2004, o Conselho Federal de Psicologia e o Conselho Nacional de Educação aprovaram as diretrizes curriculares nacionais para o curso de Psicologia.
       Em primeiro lugar é necessário saber  que são as Diretrizes Curriculares. São orientações sobre os princípios, fundamentos, procedimentos e planeamento para a implantação de um curso de psicologia.  
             Quais os objetivos e metas de um curso de Psicologia e o que o curso deve assegurar aos seus alunos: 

1 ) Construção e desenvolvimento do conhecimento científico em Psicologia.

2)  Compreensão dos múltiplos referenciais que buscam apreender a amplitude do fenômeno psicológico em suas interfaces com os fenômenos biológicos e sociais.
3) Reconhecimento da diversidade de perspectivas necessárias para compreensão do ser humano e incentivo à interlocução com campos de conhecimento que permitam a apreensão da complexidade e multi determinação do fenômeno psicológico.
4) Compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do País, fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão.
5) Atuação em diferentes contextos considerando as necessidades sociais, os direitos humanos, tendo em vista a promoção da qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades.
6) Respeito à ética nas relações com clientes e usuários, com colegas, com o público e na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações na área da Psicologia.
7) Aprimoramento e capacitação contínuos.
O curso de Psicologia, deve dar a oportunidade ao aluno ter conhecimentos para o exercício de competências e habilidades gerais: 
a) Atenção à saúde: os profissionais devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde psicológica e psicossocial, tanto em nível individual quanto coletivo, bem como a realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética.
b) Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais deve estar fundamentado na capacidade de avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
c) Comunicação: os profissionais devem ser acessíveis e devem manter os princípios éticos no uso das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral.
d) Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade.
e) Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de trabalho;
f) Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. e de ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
Quando o CFP fala em competência, refere-se a desempenhos e atuações requeridas do formado em Psicologia, e devem garantir ao profissional um domínio básico de conhecimentos psicológicos e a capacidade de fazer uso deste  em diferentes contextos que exijam a investigação, análise, avaliação, prevenção e atuação em processos psicológicos e psicossociais, e na promoção da qualidade de vida. São elas:
a)  Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos.
b) Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais.
c) Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo.
d) Identificar, definir e formular questões de investigação científica no campo da Psicologia, vinculando-as a decisões metodológicas quanto à escolha, coleta, e análise de dados em projetos de pesquisa.
e) Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência.
f) Avaliar problemas humanos de ordem cognitiva, comportamental e afetiva, em diferentes contextos.
g) Realizar diagnóstico e avaliação de processos psicológicos de indivíduos, de grupos e de organizações.
h) Coordenar e manejar processos grupais, considerando as diferenças individuais e sócio-culturais dos seus membros.
i) Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar.
j) Relacionar-se com o outro de modo a propiciar o desenvolvimento de vínculos interpessoais requeridos na sua atuação profissional.
k) Atuar profissionalmente, em diferentes níveis de ação, de caráter preventivo ou terapêutico, considerando as características das situações e dos problemas específicos com os quais se depara.
l)  Realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia;
m) Elaborar relatos científicos, pareceres técnicos, laudos e outras comunicações profissionais, inclusive materiais de divulgação.
n)  Apresentar trabalhos e discutir idéias em público.
o) Saber buscar e usar o conhecimento científico necessário à atuação profissional, assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional.
 Para atingir tais Competências é necessário desenvolver algumas Habilidades; tais como: 
a) Levantar informação bibliográfica em indexadores, periódicos, livros, manuais técnicos e outras fontes especializadas através de meios convencionais e eletrônicos.
b) Ler e interpretar comunicações científicas e relatórios na área da Psicologia.
c) Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica.
d) Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos.
e) Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais.
f) Descrever, analisar e interpretar manifestações verbais e não verbais como fontes primárias de acesso a estados subjetivos.
g) Utilizar os recursos da matemática, da estatística e da informática para a análise e apresentação de dados e para a preparação das atividades profissionais em Psicologia.
O curso de Psicologia deve também orientar e exigir de seus alunos o desenvolvimento de atividades individuais e grupais que complementem a carga horária do curso, os alunos são responsáveis por envolverem-se nestas atividades  que devem incluir, entre outras: 
a) Aulas, conferências e palestras.
b) Exercícios em laboratórios de Psicologia.
c) Observação e descrição do comportamento em diferentes contextos.
d) Projetos de pesquisa desenvolvidos por docentes do curso.
e) Práticas didáticas na forma de monitorias, demonstrações e exercícios, como parte de disciplinas ou integradas a outras atividades acadêmicas;
f) Consultas supervisionadas em bibliotecas para identificação crítica de fontes relevantes.
g) Aplicação e avaliação de estratégias, técnicas, recursos e instrumentos psicológicos.
h) Visitas documentadas através de relatórios a instituições e locais onde estejam sendo desenvolvidos trabalhos com a participação de profissionais de Psicologia.
i) Projetos de extensão universitária e eventos de divulgação do conhecimento, passíveis de avaliação e aprovados pela instituição.
j) Práticas integrativas voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências em situações de complexidade variada, representativas do efetivo exercício profissional, sob a forma de estágio supervisionado.
Os estágios supervisionados, o que são para que servem?
Segundo as Diretrizes curriculares, Os estágios supervisionados são conjuntos de atividades de formação, programadas e diretamente supervisionadas por docente da instituição formadora e buscam assegurar a consolidação e articulação das competências estabelecidas. Além disso, os estágios visam assegurar o contato do aluno com situações, contextos e diferentes instituições, permitindo que  os conhecimentos adquiridos ao longo do curso, as  habilidades e atitudes se concretizem em ações profissionais.
O estágio supervisionado básico incluirá o desenvolvimento de práticas integrativas das competências e habilidades previstas na formação do psicólogo
ATENÇÃO:  Todas as atividades de estágio supervisionado devem ser documentadas de modo a permitir a avaliação, segundo parâmetros da instituição, do desenvolvimento das competências e habilidades previstas. A documentação integral é fundamental para a integralização do estágio.
Agora que  cada um de vocês já conhecem as diretrizes, habilidades e competências necessárias para a formação de um psicólogo, façam uma reflexão sobre a sua formação. Você se sente preparado para iniciar um estágio na área de Psicologia da Educação? Se sim  quais as  suas principais habilidades. Se não, o que lhe falta? Como desenvolver as habilidades que lhe faltam? 
 Poste suas respostas, com o nome completo. Ok.

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