Depois de nossa discussão de hoje vejam a reportagem que saiu hoje sobre o ensino no Brasil.
Vamos discutir na próxima aula.
Total que aprende o mínimo de matemática no ensino
médio cai para 10%
Índice era 11% em
2009 e está no mesmo patamar há 12 anos. Considerada apenas a escola pública,
resultado é ainda pior: só 5% aprendem
Cinthia Rodrigues - iG São Paulo | 06/03/2013
12:19:08
Guilherme Lara Campos/Fotoarena
Ensino médio
fracassa há 12 anos
Ensino médio
Os índices do ensino
médio, etapa da educação que tem os piores resultados no Brasil , pioraram. De cada 100 pessoas que estavam para se formar em 2011
apenas 10 obtiveram na Prova Brasil resultados equivalentes ao mínimo esperado
em matemática. Dois anos antes, em
2009, esse total era de 11% . Os dados foram
apresentados nesta quarta-feira pela ONG Todos pela Educação, que estabeleceu
cinco metas para o ensino brasileiro e acompanha a evolução de índices
referentes a elas.
Frequência: Brasil tem 3,6 milhões de crianças e adolescentes fora da escola em 2011
Frequência: Brasil tem 3,6 milhões de crianças e adolescentes fora da escola em 2011
Resultado não melhora há 12 anos
Há 12 anos o ensino
médio forma cerca de 90% dos alunos sem saber o básico de matemática. Em Língua
Portuguesa, em que os resultados tinham uma trajetória um pouco mais animadora
entre 2005 e 2009, houve uma estagnação em 2011. Ao todo, 29% tiveram
resultados considerados minimamente satisfatórios (veja gráfico).
Porcentual que
aprendeu ao final do Ensino Médio
Linha mostra total
que sabe o mínimo desejado incluída escola pública e privada por ano de
formação
Todos pela Educação
Estagnação após o 5º ano
Os dados referentes
à evolução na aprendizagem dos alunos do 9º ano (antiga 8ª série) do ensino
fundamental também são ruins e podem ser indicativos de que não há previsão de
melhora no ensino médio se o percurso continuar como está. Pelo contrário, mesmo
alunos que apresentaram saltos positivos nos índices quando estavam no fim do
primeiro ciclo do ensino fundamental (5º ano) chegaram estagnados ao fim da
etapa, especialmente em matemática.
Desde 2005 há
saltos positivos consideráveis no ciclo 1 do fundamental. O total de alunos que
aprendem o adequado saiu de 15% em matemática em 2003 para 36% em 2011
(passando por 19% em 2005, depois 24%, em 2007 e 32%, em 2009). Ou seja, o
total dos que aprendem o mínimo nesta etapa mais do que dobrou.
No entanto, esses mesmos alunos não
estão obtendo igual êxito quando chegam ao final do fundamental. Quem estava no
5º ano em 2007, no meio deste percurso positivo, deveria estar em 2011 no 9º
ano, porém a melhora em matemática nesta etapa foi de apenas dois pontos
percentuais desde 2003. Dos 24% que sabiam o adequado de matemática em 2007, só
17% chegaram sabendo o mínimo no final do fundamental em 2011. “Não basta
avançar nos anos iniciais e imaginar que o aluno continuará, por inércia, tendo
bons resultados nos anos finais”, conclui o relatório de Olho nas Metas,
divulgado pelo Todos pela Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário